terça-feira, 26 de outubro de 2010


entenda as numeraçao das tintas de cabelos



Sempre que vamos comprar uma coloração para mexer na cor do cabelo, são tantas as opções que ficamos cheias de dúvidas e acabamos, na maioria das vezes, escolhendo pela embalagem – ou seja: a foto de modelo mais bonita ganha.

Mas existe uma série de fatores importantíssimos que devemos levar em consideração antes de fazermos a nossa escolha: nosso tom de pele, a cor atual e o estado do nosso cabelo são os mais essenciais. Além dessas questões práticas, existem os fatores mais ligados ao meio em que vivemos e o nosso estilo de vida.

Porém, muitas vezes, mesmo quando já temos certeza do resultado que queremos (o que já é um grande progresso), somos surpreendidas por um resultado indesejado.

Isso acontece porque confiamos na foto da caixinha, sem analisar os outros fatores que influenciam no resultado final; todas essas fotos de embalagens de coloração são manipuladas em programas gráficos, então não devemos confiar 100% na foto da embalagem.
Então, se não dá pra confiar na foto da caixinha, como termos segurança ao escolher o tom certo?

Simples: preste atenção na numeração!

Toda tinta de cabelo, seja ela permanente ou apenas tonalizante, possui uma numeração, que indica exatamente a cor e os reflexos da tinta. Essa numeração é baseada em um padrão, seguido por todos os fabricantes do mundo.
As numerações são geralmente formadas por três números, nesse formato: 6.46 - onde o primeiro número (antes do ponto) indica a cor base (altura do tom) , e os outros números depois do ponto indicam os reflexos do tom, da esquerda para a direita: primário e secundário. Algumas tintas possuem até três reflexos. Na tabela acima você confere as cores correspondentes a cada número:

10.1 – loiro claríssimo acinzentado
1.2 – preto azulado
8.3 – loiro claro dourado
6.77 – loiro escuro marrom intenso (quando repete o reflexo, ele fica intenso)
Entretanto, cada marca apresenta o mesmo tom com nomes-fantasia diferentes. De “loiro escuro acobreado vermelho” ao simples “cereja“, o tom é o mesmo. As fotos nas embalagens também mudam bastante, porque se usaram modelos diferentes, o resultado com certeza seria diferente; não sabemos a cor que o cabelo da modelo estava antes de aplicar a tinta. Também não sabemos o quanto a cor foi manipulada no Photoshop. Por isso mesmo não devemos confiar na foto! É apenas uma base.

A diferença fica em relação à qualidade de fixação do pigmento de cada tinta, a intensidade da cor propriamente dita e de seus reflexos; mas a tonalidade é a mesma. Vale lembrar mais uma vez que o resultado de qualquer coloração depende muito da cor atual do seu cabelo.
0

0 comentários:

Postar um comentário