quarta-feira, 6 de abril de 2011


como tirar manchas do cabelo loiros


Seus cabelos são loiros, mas no momento eles estão mais pra amarelos, verdes ou mesmo manchados? Não se desespere. Em alguns casos, você corrige o problema em casa mesmo. Em outros, vai precisar da ajuda profissional,

Amarelou?

A maioria das loiras, principalmente as não naturais, percebem seus cabelos amarelados em algum momento. Isto ocorre com frequência após o verão, pois o sol degrada as cutículas dos fios e altera os pigmentos, interferindo no tom dos cabelos.
Para eliminar o visual amarelado, você pode usar alguns produtos específicos que retiram esse tom e aumentam os reflexos loiros. Sugestões:
Shampoo e Condicionador Aminoácidos do Trigo Extrato de Camomila, linha Basic Hair, Marco Antônio de Biaggi.
Mousse para Cabelos Louros - dá um tom dourado aos fios, Sheer Blonde, John Frieda.
Shampoo e Condionador Ativador de Reflexos (tons Louro Platina ao Champagne e Louro Mel ao Caramelo), linha Sheer Blonde, John Frieda
L'oréal Professionnel Série Expert Silver Shampoo - Neutraliza o reflexo amarelo da queratina, suaviza a fibra e compensa as perdas de proteínas com aminoácidos derivados das proteínas do trigo
Silver Reflex Shampoo Keune - Neutraliza o amarelo do cabelo que passou por processos químicos, como descoloração, reflexos, mechas ou luzes. Devolve a umidade natural, nutre e fortalece os fios.

Ficou verde??

A água da piscina é uma da vilãs dos cabelos esverdeados. Isso acontece porque o sulfato de cobre, um agente químico muito usado para tratar a água da piscina, faz uma ligação química com a queratina (proteína que forma o fio) do cabelo, resultando na cor verde. Produtos sem enxágüe diminuem o contato dos fios com a água e evitam esse processo.

Os raios solares também podem deixar os fios com aspecto esverdeado, pois penetram no interior dos fios e oxidam seus pigmentos. Além de cremes com proteção solar, prender os cabelos sob um chapéu ajuda a protegê-los.

Lave os cabelos com xampu anti-resíduos umas duas ou três vezes por semana para retirar o excesso de materiais que possam alterar o pigmento das fibras capilares. Mas atenção: como esse tipo de produto costuma deixar as cutículas abertas, é necessário aplicar, sempre após a limpeza, uma máscara de hidratação profunda ou revitalizante a fim de mantê-los nutridos.

Se os seus cabelos já estão verdes, existem xampus que eliminam o verde de cabelos loiros, como o Clarifier, da Senscience, mas que só podem ser usados em salões. Esses produtos retiram os agentes químicos que causaram a mudança de cor. Como os fios que precisam desse tratamento estão sensibilizados, é importante que o procedimento seja feito sob supervisão de um bom cabeleireiro, pois os fios podem ser danificados.

Algumas colorações quando não são bem aplicadas também podem causar este efeito. Tinturas muito claras ou com pigmentos prateados passadas em cabelos já com tintura loira podem deixá-lo esverdeado. Nestes casos é provável que a pessoa tenha optado por uma coloração com base zero. O ideal para quem é loira é sempre escolher a base maior do que 1, ou seja, prestar atenção na numeração da tintura e preferir as que terminam com números acima de 1. Conserte o tom esverdeado limpando o comprimento com água oxigenada. Na raiz, coloque um tom mais escuro para dar um efeito dégradé. Mas este é um procedimento que deve ser feito no salão.

Manchou?

Algumas blondes também reclamam que após a tintura, os cabelos ficaram claros demais ou parecem manchados. Se após a coloração, você ficou com essa impressão, nem se aventure em tingir em casa novamente.

Se a tinta não for aplicada corretamente, é possível que seu cabelo fique manchado, com algumas partes mais claras, outras mais escuras, ou seja, completamente desigual. Isso acontece porque ao passar a tinta em casa, sozinha, muitas vezes não conseguimos alcançar todas as áreas do cabelo ou não passamos a tintura de modo uniforme. Outro motivo é que em alguns casos a tintura é colocada em todo o cabelo, quando na verdade era pra ser aplicada apenas para retocar a raiz. Para consertar, é necessário unificar a cor, deixando todo o cabelo em um tom só. O ideal é passar uma cor mais escura no cabelo.

Este é um problema para profissionais especializados. Procure um bom cabeleireiro, de preferência com referências de amigas de confiança, para não correr o risco de piorar o estrago e ainda danificar os fios, ok?

Desbotou?

Assim como a pele, o cabelo também sofre com a ação dos raios solares. Além de opacas e desidratadas, as melenas ficam com sua tonalidade alterada, com aspecto de queimadas mesmo. Isso porque a radiação UVA e UVB penetra nas fibras capilares e atinge a melanina, pigmento responsável pelas nuances das madeixas.

Evite usar secador e chapinha, pois o calor que esses aparelhos emitem resseca ainda mais os fios e realça a aparência desbotada. Também não adianta correr para o cabeleireiro na primeira oportunidade que tiver para pintar novamente as madeixas: antes de apostar numa nova coloração, é preciso hidratar e recuperar o brilho e a maciez da superfície. Do contrário, o problema irá se repetir.

Existem linhas completas (xampu, condicionador, máscara e leave-in) específicas para cabelos tingidos claros e escuros. Faça um tratamento intensivo com esses cosméticos, que contêm ativos capazes de ressaltar a cor das mechas, deixando-as com viço e um brilho mais bonito.
5

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto sobre cabelos loiros.
Eu ri porque vc colocou uma imagem de uma garota que pinta o cabelo propositalmente de verde em uma situação acidental.
Não gosto da garota do Paramore, mas enfim, o cabelo dela todo manchado é legal, tenho que admitir.
Enfim, dicas muito úteis, e toda a explicação química me fez compreender muito mais o meu cabelo!
Obrigada!

rayanne disse...

obrigado!q bom que gostou!!!bjsssssss

Dominique disse...

muito educativo teu blog, adorei

Anônimo disse...

O cabelo da minha prima ficou manchado de roxo porque ela passou violeta genciana mais sem querer o cabelo dela manchou tem como desmanchar?
Bjookas
*--*

Anônimo disse...

gostaria de saber como tirar um laranja que foi provocado pelo calor da prancha na progressiva em mechas claras.

Postar um comentário