sábado, 9 de abril de 2011


duvidas sobre escova progressiva


O que é a escova progressiva?
É um tratamento que muda a estrutura física dos fios. Por isso, alisa e diminui o volume.
É chamada de progressiva porque tem efeito gradual: a cada aplicação, o cabelo fica mais fino e menos cheio. O efeito é temporário e dura cerca de três meses se lavado de duas a três vezes por semana.

Para quem a técnica da escova progressiva é mais indicada?
Para quem quer um efeito liso, pelo período de três a quatro meses, e para reduzir o volume dos cacheados.

Quanto tempo demora a aplicação?
O processo leva, em média, duas horas.

Como ele é?
Com sutis variações de marca para marca, as etapas são: lavar o cabelo, secar com a toalha, aplicar o produto para alisamento, fazer escova ou passar a chapinha, usar o neutralizante, lavar e escovar ou passar chapinha novamente.

Qualquer chapinha pode ser usada?
A mais recomendada é a de cerâmica, com controle de temperatura, o que reduz bastante o risco de causar danos aos fios.

Cabelos coloridos ou com mechas também podem ser submetidos à técnica?
Não, se a coloração usada for à base de chumbo o cabeleireiro precisa fazer uma cuidadosa análise do fio. A escova progressiva é desaconselhada em cabelos sem elasticidade, problema causado por excesso de outros processos químicos ou por ressecamento. É importante fortalecer o fio antes de aplicar a técnica. Além disso, para não se correr riscos, deve-se sempre fazer o teste de mechas.

Quais cuidados devem ser tomados depois do alisamento temporário?
O produto continua agindo por 72 horas, então, durante esse período, não se deve lavar o cabelo nem prender ou colocar atrás das orelhas, para evitar marcas e dar um aspecto natural ao penteado. Também é aconselhável fazer hidratações profundas no salão a cada 15 dias e usar xampu e condicionador com ceramidas.

Já que o produto não é agressivo ao cabelo, pode-se repetir a técnica com intervalos pequenos?
Várias marcas têm na formulação queratina, uma proteína que reestrutura e elimina a porosidade do fio danificado, mas, se aplicada em excesso pode causar o enrijecimento e facilitar a quebra da fibra. Por isso, o intervalo da primeira para a segunda sessão deve ser de pelo menos 15 dias, e de um mês, a partir de então.

Entendendo a estrutura dos fios!
A queratina é a principal proteína, constitui 80% dos fios e faz as ligações da fibra capilar. Dá uma estrutura tridimensional que confere resistência, elasticidade e impermeabilidade à água. Na parte mais externa dos fios, há uma cutícula, uma camada de escamas protetoras, que, sem cuidados, vai se tornando áspera e enfraquecida. Então ela acaba não retendo água nem queratina; o cabelo fica poroso e não brilha.
O brilho nada mais é do que uma reflexão da luz em superfícies lisas, mas você já deve ter visto vários cabelos cacheados muito bem tratados e tinham um brilho fora do comum. Isto porque a superfície lisa a que nos referimos não é em relação à estrutura (lisa/cacheada) e sim à porosidade dos fios (escamas abertas ou fechadas).
A estrutura dos fios (HS-SH) se dá devido ao fato da queratina interagir entre si através de pontes de hidrogênio, ligações muito fortes, que ocorrem entre os S de uma molécula e o H de outra. A falta de disponibilidade de hidrogênio faz com que a competição por esse material aumente, causando um torcimento da fibra em torno de seu próprio eixo, dando o aspecto encaracolado.


O que faz a escova progressiva e qual a diferença em relação as outras?
O princípio ativo da escova progressiva é o formol (nome da solução aquosa do formaldeído, um gás incolor), que quebra a ligação original dos fios (HS-SH) e as transforma em (-S-H2C-CH2-S-), aumentando a disponibilidade de H, assim este não é tão disputado e não torce a fibra.
Primeiramente as cutículas são abertas, para permitir que o formol entre e reaja. Junto vai a queratina para repor aquela que eventualmente acabou sendo perdida pelas agressões externas ou processos químicos anteriores. O calor do secador e da prancha aceleram a reação do formol e modelam mais rapidamente (pois seria necessária uma concentração muito grande de formol e queratina para que somente eles alisassem completamente os cabelos). A fibra não consegue absorver todo o produto, o que sobra acaba servindo de conservante modelador.

O cabelo, livre de agressões e químicas, tem pH (índice de acidez) entre 4,5 e 6,5 (ligeiramente ácido), suas escamas estão fechadas.
A vantagem da escova progressiva sobre os outros processos de alisamento está na variação de pH muito baixa. A solução aquosa do formaldeído tem índice de acidez entre 2,5 e 4,5 (também ácida, muito próxima a dos cabelos). Os alisamentos feitos com hidróxido de sódio (soda cáustica) tem pH por volta de 12, tioglicolato de amônia pH entre 7 e 9 e hidróxido de guanidina, pH 13; portanto são produtos alcalinos. A variação muito brusca de pH faz com que as escamas se abram mais facilmente, porém acabam desnaturando a queratina (que é uma proteína);são considerados processos mais agressivos, estragam os cabelos a longo prazo. É verdade que é usado um shampoo de limpeza profunda com pH alcalino na escova progressiva, porém o tempo de exposição é muito baixo, os resíduos saem mas a estrutura não se altera.
Comparando com a escova definitiva, a progressiva acaba sendo melhor pois o resultado é mais natural, os cabelos não ficam esticados, com cara de alisante de supermercado. O efeito é suave, os cabelos ficam reestruturados, hidratados, lisos, brilhantes, sedosos e renovados.
(As tinturas para os cabelos tem pH entre 7 e 9, sem nenhum cuidado, a longo prazo, também acabam estragando os cabelos).

Fuja do perigo
O uso do formol em tratamentos estéticos é restrito. Dependendo da concentração, pode causar danos à saúde que vão de problemas passageiros, como ardência nos olhos, no nariz e na garganta, a outros graves, como queimadura no couro cabeludo e queda de cabelo. A intoxicação pode acontece pela simples aspiração. Por lei, é permitido usar de 0,05% a 2% de formol - caso de alguns esmaltes para fortificar as unhas. Indústrias de cosméticos ou salões que usarem produtos com mais formol do que o permitido ficarão sujeitos a multas. O bom cabeleireiro sabe que há boas marcas para escova progressiva e não tem por que arriscar-se com produtos sem registro.

Existe escova progressiva sem formol?
Não existe escova progressiva sem formol; este rótulo tem sido usado para não afetar a venda dos produtos legalizados, que tem baixa concentração (mas têm) visto a grande polêmica que o formol causou, principalmente no Rio de Janeiro ou como forma de vender outros produtos de alisamento (com princípios ativos convencionais), prometendo os mesmos efeitos da progressiva (lembrando porém, que esses alisamentos estragam a fibra a longo tempo).
0

0 comentários:

Postar um comentário